Perfil antropométrico de estudantes do ensino fundamental II e a relação do sobrepeso/obesidade com a capacidade funcional

Autores

  • Caroline Alvarenga de Assis Santana Universidade do Estado de Minas Gerais UNIFENAS
  • Brenda Dias de Jesus
  • Marina Maritsa Carvalho
  • Tauana Aparecida Pereira

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v19i3.1332

Resumo

Introdução: O cenário mundial e brasileiro da obesidade têm se mostrado como um novo desafio para a saúde pública, uma vez que sua existência e sua prevalência têm aumentado de forma alarmante nos últimos 30 anos. Objetivo: Identificar o perfil antropométrico das crianças de uma escola de rede pública de Divinópolis, Minas Gerais, os estudantes obesos e com sobrepeso foram submetidos ao teste de capacidade funcional. Metodologia: A pesquisa envolveu 48 crianças/adolescentes do ensino fundamental II, de uma escola pública da cidade. Foram incluídos todos os estudantes com o TCLE assinados pelo responsável, preenchimento do Formulário de Marcadores de consumo alimentar, onde cada estudante teve uma ficha de avaliação preenchida pelo avaliador com perfil antropométrico através do Z-IMC e foram submetidos aos Teste do Banco de Balke. Resultados: De acordo com os dados obtidos 79% dos alunos foram classificados com eutróficos, 21% com sobrepeso/obesos e 48% não praticam nenhum tipo de atividade física. Os resultados apresentado e os estudos já existentes, destacam a relação  negativa que o sobrepeso/obesidade apresenta sobre a capacidade funcional dos escolares.Visto que esta área de pesquisa apresenta um viés importante e explicito em outras pesquisas. Conclusão: Foi encontrado semelhança entre o perfil de saúde e antropométrico dos estudantes nesta faixa etária e a relação inversa entre sobrepeso/obesidade e capacidade funcional.

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Biografia do Autor

Caroline Alvarenga de Assis Santana, Universidade do Estado de Minas Gerais UNIFENAS

Fisioterapeuta, mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais,  especialista em Fisioterapia Respiratória (UFMG), Eepecislista em Ativação de Processos na Formação Superior de Profissionais da área da Saúde (FIOCRUZ), Especialista em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), docente na UEMG E UNIFENAS, Coordenadora do curso de Fisioterapia da UEMG, Fisioterapeuta Assistencial em Distúrbios do Sono e Fisioterapia Respiratória.

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Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

Artigos Originais