Perfil antropométrico de estudantes do ensino fundamental II e a relação do sobrepeso/obesidade com a capacidade funcional
DOI:
https://doi.org/10.24862/cco.v19i3.1332Resumo
Introdução: O cenário mundial e brasileiro da obesidade têm se mostrado como um novo desafio para a saúde pública, uma vez que sua existência e sua prevalência têm aumentado de forma alarmante nos últimos 30 anos. Objetivo: Identificar o perfil antropométrico das crianças de uma escola de rede pública de Divinópolis, Minas Gerais, os estudantes obesos e com sobrepeso foram submetidos ao teste de capacidade funcional. Metodologia: A pesquisa envolveu 48 crianças/adolescentes do ensino fundamental II, de uma escola pública da cidade. Foram incluídos todos os estudantes com o TCLE assinados pelo responsável, preenchimento do Formulário de Marcadores de consumo alimentar, onde cada estudante teve uma ficha de avaliação preenchida pelo avaliador com perfil antropométrico através do Z-IMC e foram submetidos aos Teste do Banco de Balke. Resultados: De acordo com os dados obtidos 79% dos alunos foram classificados com eutróficos, 21% com sobrepeso/obesos e 48% não praticam nenhum tipo de atividade física. Os resultados apresentado e os estudos já existentes, destacam a relação negativa que o sobrepeso/obesidade apresenta sobre a capacidade funcional dos escolares.Visto que esta área de pesquisa apresenta um viés importante e explicito em outras pesquisas. Conclusão: Foi encontrado semelhança entre o perfil de saúde e antropométrico dos estudantes nesta faixa etária e a relação inversa entre sobrepeso/obesidade e capacidade funcional.
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