Uma releitura sobre a abordagem da Lei de Coulomb e da Lei de Gauss no ensino de física para os cursos de engenharia

Autores

  • Samuel de Oliveira Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v11i2.340

Resumo

O presente trabalho mostra como a modelagem matemática e o uso dos elementos matemáticos valorizam o saber e o aprendizado. Foi trabalhada uma situação envolvendo a solução de um problema de campo elétrico muito abordado nas disciplinas de Física na graduação em engenharia. Utilizou-se a modelagem matemática por meio da lei de Coulomb e também uma solução rápida e direta utilizando-se a lei de Gauss.  A hipótese do trabalho é de que se o aluno adota a prática de solução de problemas indo direto a fórmula dada pela biografia adotada, o mesmo terá dificuldades na aprendizagem e na concepção dos conceitos físicos que norteiam a base para os cursos de engenharia. A resolução matemática de problemas é uma habilidade que tem que ser adquirida, pela qual o indivíduo externaliza o processo construtivo de aprender e de converter essa aprendizagem em ações, conceitos, e proposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Oliveira, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG

Especialista em Ensino de Física pela UFLA MG

Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFLA MG

Professor Adjunto do UNIFOR-MG

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Oliveira, S. de. (2016). Uma releitura sobre a abordagem da Lei de Coulomb e da Lei de Gauss no ensino de física para os cursos de engenharia. Conexão Ciência (Online), 11(2), 110–118. https://doi.org/10.24862/cco.v11i2.340

Edição

Seção

Revisão de Literatura