Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows.

Autores

  • Luis Fernando Soares Universidade Federal de São João del-Rei
  • Stênio Nunes Alves
  • Eduardo Henrique de Matos Lima
  • Heitor Antônio Gonçalves
  • Rafael Cesar Russo Chagas
  • Lucas Fernandes do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v14i4.962

Resumo

Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Relatar a pesquisa e do desenvolvimento relacionado à utilização de um jogo em realidade virtual, com sistema de captura de movimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre TDIC para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores através de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Soares, L. F., Alves, S. N., de Matos Lima, E. H., Gonçalves, H. A., Chagas, R. C. R., & do Carmo, L. F. (2019). Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows. Conexão Ciência (Online), 14(4), 7–16. https://doi.org/10.24862/cco.v14i4.962

Edição

Seção

Artigos Originais