A superação da unicidade sindical e os desafios da pluralidade sindical diante da liberdade sindical preconizada pela Organização Internacional do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v13i2.1627Resumo
O presente trabalho analisa os prejuízos causados pela escolha e manutenção do modelo da unicidade sindical, consectário de sua incompatibilidade com os preceitos democráticos e da liberdade sindical preconizado pela Organização Internacional do Trabalho. Foi em razão da convivência, por mais de 30 anos, desses preceitos antagônicos, que o Brasil sucumbiu em acentuada crise no movimento sindical, esculpida na queda das taxas de trabalhadores sindicalizados, mesmo em face do crescente número de ocupações e aumento no número de sindicatos. A proposta deste trabalho, como resposta aos problemas enfrentados na estrutura sindical brasileira, é a adoção do modelo da pluralidade sindical. Para tanto, analisou-se as peculiaridades de cada modelo, unicidade sindical, pluralidade sindical e unidade sindical, e sua compatibilidade com os preceitos da liberdade sindical. Por fim, fortaleceu-se o entendimento de que a pluralidade sindical, mesmo apresentando diversos desafios para a sua implantação, é o mecanismo eficaz para redemocratizar o sindicalismo no Brasil, além de garantir, de forma genuína, a liberdade sindical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.