O QUE HÁ DE SINGULARMENTE PROBLEMÁTICO NA INJUSTIÇA EPISTÊMICA POR EXCESSO DE CREDIBILIDADE AO TESTEMUNHO DO ESPECIALISTA?
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1735Resumo
O testemunho de especialistas é objeto de expressiva atenção pelos estudiosos da prova em virtude de suas notáveis particularidades em comparação com as demais formas de testemunho. Esse artigo dedica-se a apresentar os reflexos dessas particularidades em contextos em que esse testemunho recebe credibilidade excessiva, configurando uma injustiça epistêmica. Para isso, em primeiro, são feitas considerações que explicam o porquê da adequação de categorizar o excesso de credibilidade como um caso de injustiça epistêmica. Em segundo, aborda-se o que há de singularmente problemático nesse cenário. Em terceiro, as consequências práticas dessa singularidade são analisadas a partir de um caso real de prisão de inocente (Daniele Toledo). Por fim, observações são feitas sobre o que se identifica como apropriado para avançar na contenção dessa forma ímpar de injustiça epistêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.