O BRICS E O CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
uma breve análise crítico-histórica de seus conflitos
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1791Resumo
O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica e consultas a renomadas instituições internacionais, se dedicou a avaliar as tendências relacionadas aos impactos que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia podem produzir sobre o BRICS, considerando o atual contexto geopolítico. Os dados geopolíticos registrados apontaram para uma crise financeira mundial evidenciada por altos índices de inflação em diversos países, como exemplo a maior alta de preços em mais de 70 anos em relação à Alemanha e 40 anos em relação aos EUA. Assim, considerando as análises discutidas e os resultados apresentados, o presente estudo destaca o BRICS como um grupo bastante ativo em relação ao desenvolvimento de seus integrantes, com prospecções que apontam tanto ao maior engajamento entre seus próprios membros quanto entre estes e outros países que transitam por suas zonas de influência. Além disso, o Grupo se revela como um ambiente bastante propício ao desenvolvimento da ideia de uma força econômica resultante da união de forças de países emergentes independente da influência hegemônica dos EUA, tendo em vista que pelo menos dois de seus maiores articuladores, Rússia e China, possuem interesses estratégicos na constituição da “Nova Ordem Mundial”, seja por questões relacionadas à segurança ou por questões de rivalidade econômica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.