O FOUR-DAY WORKWEEK E AS FUNÇÕES SOCIAL E SOLIDÁRIA DAS EMPREGADORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1819

Resumo

Em todo o mundo as relações laborais tal quanto os contornos sociais vêm se demudando com o tempo; os processos de produção tradicionais já não são tão eficientes quanto o foram no passado, elevando entraves e problemas que colidem com o bem-estar e a maior proteção da saúde dos empregados. Os embates sociojurídicos insurgidos destacam a justificativa da pesquisa, evidenciando que o Direito positivado na vigente concepção carece amoldar as ligeirezas sociais quanto ao deleite do trabalhador, destacando-se como ponto focal nesse artigo a jornada de trabalho analisado sob o prisma do fenômeno do four-day workweek. Para as novas nuances socioeconômicas e no que estas estão implicando no hodierno desenvolvimento do mercado de trabalho, foram sopesadas como factíveis soluções as funções social e solidária das empresas, revelando-se como vias capazes de assegurar os interesses capitais das empregadoras, garantindo a adoção de mecanismos positivos para a  conjuntura social, capaz de impactar diretamente no bem-estar dos empregados se aderido esse disruptivo modelo de jornada laboral de quatro dias por semana. Para tanto, o artigo foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como escopo o método jurídico-dialético, com o intuito de fornecer uma visão ampla e embasada sobre o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Eulalio de Lima, Universidade Nilton Lins

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de Marília - UNIMAR. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, campus Frutal. Autora de livros e artigos científicos. Advogada, Professora e Pesquisadora.

Leonardo Henrique Berkembrock, Universidade do Distrito Federal

Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalho pela Universidade do Distrito Federal (UDF). Autor de artigos científicos. Advogado e Pesquisador do Direito Individual e Coletivo do Trabalho.

Samantha Saib Andrades Azevedo

Graduanda do curso de Direito do Centro Universitário FAEMA.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

Eulalio de Lima, G., Berkembrock, L. H., & Saib Andrades Azevedo, S. (2024). O FOUR-DAY WORKWEEK E AS FUNÇÕES SOCIAL E SOLIDÁRIA DAS EMPREGADORAS. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 15(1), 194–217. https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1819

Edição

Seção

Artigos