RELEITURA DA SÚMULA 377 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO HERMENÊUTICA AO CONTEXTO JURÍDICO ATUAL NO QUE DIZ RESPEITO À PRESUNÇÃO DE ESFORÇO COMUM PARA A COMUNICABILIDADE DOS BENS
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1928Resumo
O presente artigo tem como objetivo estudar as consequências da Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal e a necessidade de adequação hermenêutica ao contexto jurídico atual no que diz respeito à presunção de esforço comum para a comunicabilidade dos aquestos na vigência do regime da separação obrigatória de bens. Torna-se necessário esclarecer os efeitos da Súmula 377 do STF diante da entrada em vigência do Código Civil no ano de 2002, tendo em vista que o tema é de grande importância na vida daqueles que são submetidos ao regime de separação obrigatória de bens por imposição legal. O artigo destaca a importância da proteção matrimonial dos ex-cônjuges e a busca por um equilíbrio nos direitos e interesses das partes envolvidas nas relações familiares, bem como a presunção relativa do esforço comum na comunicabilidade dos aquestos na vigência do regime patrimonial, em observância à Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.