Ações do Ministério Público para a inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.2006Resumo
De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (2011), 1 bilhão de pessoas vive com alguma deficiência, uma em cada sete pessoas no mundo. Este artigo de revisão bibliográfica narrativa é sobre o mercado de trabalho da pessoa com deficiência. Buscamos nas bases de dados científicas referenciais atuais sobre o assunto, mas não descartamos as obras primárias onde pudessem nos definir quem são as pessoas com deficiências e quais são os impactos econômicos da sua inserção. Como resultado, no setor privado, em consequência da Lei de Cotas, apenas a empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Concluímos que o mercado de trabalho ainda está longe de ser inclusivo. É um longo processo e as conquistas de direitos dependem dos atores que estiverem envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.