Em tempos de crise, novos ajustes: uma breve análise sobre a reforma do benefício de pensão por morte (2015-2016)
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v8i2.712Resumo
A presente pesquisa investigou o benefício previdenciário de pensão por morte e as principais alterações sofridas por esse benefício, em especial, no que tange a Lei n. 13.135/2015, que alterou artigos importante da Lei n. 8.213/91, bem como os que tratam do tempo de duração do benefício e do tempo de contribuição necessário para fazer jus a tal benefício. Para que o objetivo fosse alcançado, a pesquisa utilizou-se de uma ampla revisão bibliográfica, de tipo exploratória para apontar, a partir dos dados levantados, reflexões sobre as razões apresentadas pelo governo no âmbito da reforma. A reforma da pensão por morte está inserida em um problema essencial para a composição de direitos sociais, vinculados ao sistema da previdência social, e que pode oferecer impactos significativos para a população brasileira, principalmente, após a PEC n. 287/2016, que promove novas alterações. Os argumentos de que a reforma é necessária para manter o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário não podem ignorar três grandes problemas que se interconectam: a manutenção do modelo de Desvinculação de Receitas da União, isenções fiscais desproporcionais e ausência de cobrança judicial dos devedores da previdência social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.