Qualidade de vida do professor do ensino superior durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24862/cco.v20i1.1574Resumo
O mundo tem enfrentado um processo pandêmico causado por um vírus denominado de Coronavírus Sars-cov-2 que causa uma doença conhecida como covid-19, com alta transmissibilidade, sintomas abrangentes e índice de mortalidade preocupante. A Organização Mundial da Saúde orienta pelo isolamento social, fato que tem impactado amplamente na qualidade de vida e nas relações pessoais bem como na saúde mental, sobretudo dos professores que representam um grupo que foi bastante prejudicado pelos efeitos da pandemia devido a instabilidade das medidas pedagógicas adotadas quanto ao retorno das aulas, bem como econômica. Nesse contexto este artigo objetivou investigar impactos causados na qualidade de vida dos professores durante a pandemia, segundo a rede da instituição pública e privada. O estudo utilizou para mensuração dos dados um questionário sociodemográfico e os instrumentos WHOQOL-bref e Medo da Covid-19. Os instrumentos foram aplicados de forma online e apresentou uma amostra de 279 observações. A metodologia utilizou uma abordagem quantitativa baseada em métodos de inferência não paramétrica e modelos de regressão lineares para estimar a qualidade de vida dos professores. Os resultados indicaram que os docentes estão enfrentando uma situação nova no qual os aspectos ambientais, seguidos do fator psicológico evidenciaram maior impacto na qualidade de vida dos professores.
Palavras-chaves: qualidade de vida, professores, covid-19
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