A formação continuada de servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco
paradoxos sobre o capital simbólico e a cultura organizacional
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v14i1.1703Resumo
Refletimos neste estudo sobre a relação entre a dinâmica interna do Poder Judiciário de Pernambuco e a formação continuada do(a) servidor(a) enquanto díade para compreender a circulação do capital simbólico entre diferentes atores do órgão. Assim, os objetivos específicos do estudo são: compreender as raízes da cultura organizacional do Tribunal de Justiça de Pernambuco; refletir acerca da gestão administrativa do judiciário pernambucano; relacionar a dinâmica de precarização da formação profissional do(a) trabalhador(a) do judiciário pernambucano em relação à cultura organizacional do TJPE. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa que apresenta a análise de relatórios oficiais bem como a sistematização e consulta de dados referentes à capacitação profissional de servidores(a) lotados no Fórum da Comarca de Arcoverde. Os dados obtidos descortinam que políticas de formação continuada geridas a partir de ditames neoliberais, preocupadas com indicadores que com a construção de um ambiente colaborativo, as quais não conduzem respostas satisfatórias diante dos desafios e da complexidade social com a qual lida o órgão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.