Princípios de Direito: abordagens metodológicas para compreender no contexto das transformações da globalização moderna
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v14i1.1706Resumo
O objetivo da pesquisa é destacar abordagens metodológicas para a compreensão dos princípios do direito no contexto das transformações da globalização moderna. Conteúdo principal. Revelam-se a sua natureza ontológica, epistemológica e axiológica, em particular, vão-se traçando ligações dos princípios do direito com a existência humana, a ciência e outras formas de percepção do mundo. Metodologia: A base metodológica da pesquisa é o método dialético do conhecimento científico, por meio da aplicação deste método foram considerados os aspectos jurídicos, funcionais, organizacionais e processuais das abordagens metodológicas para a compreensão dos princípios do direito no contexto das transformações da globalização moderna. Conclusões. Destacou-se a classificação dos princípios do direito e fez-se uma breve descrição de seus tipos — princípios universais, princípios civilizacionais e princípios de direito-família e possibilidades de separação de princípios do ordenamento jurídico nacional.
Palavras-chave: princípios de direito, natureza ontológica, natureza epistemológica, natureza axiológica, ciência, classificação, princípios universais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.