Regulação jurídica da implementação dos princípios básicos de direito no contexto do desenvolvimento de uma sociedade democrática
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v14i1.1707Resumo
O objetivo da pesquisa é revelar a relação entre o progresso jurídico e os princípios fundamentais do direito no contexto de sua implementação em diferentes níveis do ordenamento jurídico. Conteúdo principal. Mostra-se a importância da justiça, liberdade, igualdade e humanidade como instrumento do progresso jurídico. Está comprovado que os princípios fundamentais do direito atuam como limites do desenvolvimento do ordenamento jurídico, e esses limites asseguram o progresso jurídico. Metodologia: A base metodológica da pesquisa apresenta-se como análise jurídico-comparativa e sistemática, método jurídico-formal, método de interpretação, método hermenêutico, bem como métodos de análise e síntese. Conclusões. O artigo visa estudar a essência e as características dos princípios fundamentais do direito no contexto do ordenamento jurídico. desenvolvimento O autor afirma que o progresso jurídico depende da medida em que os princípios fundamentais do direito são apresentados e implementados no ordenamento jurídico. Princípios fundamentais do direito fluem uns para os outros. Podemos dizer que é nomeadamente a interação e sinergia de princípios que fortalece o progresso jurídico.
Palavras-chave: progresso jurídico, princípios fundamentais do direito, justiça, igualdade, liberdade, humanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.