HERMENÊUTICA DO DIREITO DAS COISAS

em busca de uma inserção do discurso da função social no cenário do patrimônio mínimo

Autores

  • HUGO RIOS BRETAS Newton Paiva; Funcesi; PUC/Minas; UCA-DF

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1709

Resumo

A história dos direitos reais é complexa, na medida em que a compreensão da função social passa pela minimização do caráter absoluto da propriedade privada. Por isso, atingir o estágio privatista funcionalizado exige profunda evolução existencial, o que se dá em tempos constitucionais mais contemporâneos. Diante disso, até os dias atuais, ainda se vive um movimento incipiente de compreensão deste princípio. A função social é umbilicalmente interligada. A função social é umbilicalmente interligada à propriedade privada, motivo pelo qual a essência da propriedade só há de se consolidar caso não existam vilipêndios ao princípio da função social. A teoria do patrimônio mínimo nos transmite que a propriedade e a posse não são os seus principais componentes e sim a dignidade, em conjunto com as suas irradiações. Há um autêntico encontro hermenêutico entre a dignidade da pessoa humana, o processo de repersonalização, a função social e o patrimônio mínimo. Trata-se de um interdependente bloco interpretativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HUGO RIOS BRETAS, Newton Paiva; Funcesi; PUC/Minas; UCA-DF

Doutor e Mestre em Direito Privado, Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Coordenador dos Cursos de Graduação Mediação, Serviços Registrais e Notariais, Serviços Penais, Serviços Judiciais, Segurança Pública e Segurança Privada, Coordenador das pós-graduações em Direito Público, Direito de Família e das Sucessões, Conselheiro representante das Ciências Jurídicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Representante docente da pós-graduação na Comissão Própria de Avaliação (CPA), Professor Adjunto I da Escola de Direito, EAD, Extensão e Conteudista do Centro Universitário Newton Paiva; Coordenador da Pós-graduação em Direito Público, Constitucional e Ambiental, membro do colegiado e Professor Titular da pós-graduação e graduação da FUNCESI. Professor das Pós-graduações do SENAC, UNIPAC, UCA-DF e MILTON CAMPOS. Membro da Comissão Estadual de Advogados Professores da Ordem dos Advogados do Brasil (OABMG).

 

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

BRETAS, H. R. (2024). HERMENÊUTICA DO DIREITO DAS COISAS: em busca de uma inserção do discurso da função social no cenário do patrimônio mínimo. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 15(1), 61–75. https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1709

Edição

Seção

Artigos