HERMÊNEUTICA NO CONTEXTO DO METAVERSO
inter-relações e implicações para as Ciências Jurídicas
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1789Resumo
Este artigo ensaísta se propõe a abordar a hermenêutica e o metaverso com o propósito de estabelecer interrelações entre um e outro, assim como possíveis implicações que podem advir dessas relações para as ciências jurídicas. A hermenêutica não se restringe à atividade de interpretação de textos escritos e contempla, de forma mais abrangente, orientações epistemológicas de compreensão da realidade. Esta, por sua vez, em razão do acelerado desenvolvimento tecnológico, avança em direção a ambientes exclusivamente digitais que, em conjunto, constituem o que se conhece como metaverso. Enquanto instrumento de compreensão da realidade, a hermenêutica pode ser empregada como ferramenta e base epistemológica para entendimento das nuances e caracteres do novo e crescente universo digital. As ciências jurídicas não estão alheias ao processo de informatização e digitalização do cotidiano e são impactadas, tanto em aspectos teóricos quanto práticos, pelas constantes transformações trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, exigindo assimilações e ressignificações de conceitos jurídicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.