Cidadania consumerista: um olhar a partir da vulnerabilização transgênero na sociedade de consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1830

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objeto analisar a cidadania das pessoas transgênero na contemporaneidade, especialmente sob a ótica do conceito baumaniano de sociedade de consumidores. Para melhor construção da análise proposta, o trabalho foi dividido em duas seções. Ideias sobre a cidadania e vulnerabilização das pessoas transgênero são desenvolvidas na primeira parte. Na segunda seção são desenvolvidos os conceitos de consumo e consumismo na sociedade de consumidores a partir das teorias de Jean Baudrillard, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. Utilizando-se do método bibliográfico e documental, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Apesar de ser possível a concretização da cidadania pelo consumo na sociedade de consumidores, nas considerações finais, constatou-se que a vulnerabilização das pessoas transgênero impossibilita as práticas de consumo que viabilizam a cidadania consumerista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Waldemar Moreira Paula, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF), bolsista CAPES, investiga os processos de constituição do sujeito de direito. Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Moreira Paula, A. W. (2024). Cidadania consumerista: um olhar a partir da vulnerabilização transgênero na sociedade de consumidores. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 15(2), 101–114. https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1830

Edição

Seção

Artigos