Cidadania consumerista: um olhar a partir da vulnerabilização transgênero na sociedade de consumidores
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1830Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objeto analisar a cidadania das pessoas transgênero na contemporaneidade, especialmente sob a ótica do conceito baumaniano de sociedade de consumidores. Para melhor construção da análise proposta, o trabalho foi dividido em duas seções. Ideias sobre a cidadania e vulnerabilização das pessoas transgênero são desenvolvidas na primeira parte. Na segunda seção são desenvolvidos os conceitos de consumo e consumismo na sociedade de consumidores a partir das teorias de Jean Baudrillard, Néstor García Canclini e Zygmunt Bauman. Utilizando-se do método bibliográfico e documental, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa. Apesar de ser possível a concretização da cidadania pelo consumo na sociedade de consumidores, nas considerações finais, constatou-se que a vulnerabilização das pessoas transgênero impossibilita as práticas de consumo que viabilizam a cidadania consumerista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.