A garantia do meio ambiente livre do tabagismo: contribuições do controle de convencionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1842

Resumo

O presente trabalho realiza uma breve análise sobre a importância dos direitos humanos em função da evolução da sociedade brasileira, a hierarquia em relação ao sistema de normas locais e formas de controle de convencionalidade, concedendo uma atenção especial à proteção do direito ao meio ambiente sadio, que inclui a luta contra o tabagismo. Nessa medida, o trabalho realiza reflexão a respeito da utilização do mecanismo do controle de convencionalidade tendo como objeto comparado a Constituição da República brasileira.  Para tanto, é possível verificar a imprescindibilidade da realização do controle de convencionalidade, em virtude da análise da validade de norma em face de tratados e convenções sobre direitos humanos. A metodologia utilizada na pesquisa foi o método indutivo, com base em pesquisa de obras doutrinárias, periódicos acadêmicos qualificados e legislação pertinente à temática explorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Malta Marinho de Araujo, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda de Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas. Pós-graduada em Direito Público pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, no ano de 2010 Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, no ano de 2006. Capitão QOPM da Polícia Militar do Estado do Amazonas.                                                                                                                                                    

Túlio Macedo Rosa e Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas. Juiz do trabalho.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Araujo, P. M. M. de, & Silva, T. M. R. e. (2024). A garantia do meio ambiente livre do tabagismo: contribuições do controle de convencionalidade. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 15(2), 266–287. https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1842

Edição

Seção

Artigos