Eleições e deveres de cuidado

instrumentos no combate à desinformação

Autores

  • Ramom Tácio de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais image/svg+xml
  • Giselle Morais Rocha Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2281

Resumo

Dentro do presente artigo discorre-se acerca dos deveres de cuidado como instrumentos legais existentes para o combate à desinformação, à luz do controle das mídias sociais nas eleições e do direito à liberdade de expressão. Para tal, passa-se pela análise dos aspectos gerais do tema desinformação, pela análise da regulação das mídias sociais e pela identificação, na legislação eleitoral, dos deveres de cuidado como instrumentos no enfrentamento à desinformação. Perquire-se sobre a relação de preferência entre esses instrumentos no enfrentamento à desinformação, ante a imprescindibilidade de se assegurar ao máximo a liberdade de expressão. Como hipótese, tem-se lançada a tese da primazia pela regulação das mídias sociais com ênfase no panorama sistêmico. A pesquisa adota a abordagem jurídico-dogmática, com análise normativa e jurisprudencial. Como resultado, conclui-se pela necessidade de cumprimento dos deveres de cuidado tendo como premissa a regulação digital voltada ao design de funcionamento das mídias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramom Tácio de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Mestre em Direito pela Universidade de Franca (UNIFRAM). Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Giselle Morais Rocha, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Mestre em Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC. Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Oliveira, R. T. de, & Rocha, G. M. (2025). Eleições e deveres de cuidado: instrumentos no combate à desinformação. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 16(3), e252281. https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2281

Edição

Seção

Edição Especial - Democracia e Big Techs: Guerra de Afetos