Eleições e deveres de cuidado
instrumentos no combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2281Resumo
Dentro do presente artigo discorre-se acerca dos deveres de cuidado como instrumentos legais existentes para o combate à desinformação, à luz do controle das mídias sociais nas eleições e do direito à liberdade de expressão. Para tal, passa-se pela análise dos aspectos gerais do tema desinformação, pela análise da regulação das mídias sociais e pela identificação, na legislação eleitoral, dos deveres de cuidado como instrumentos no enfrentamento à desinformação. Perquire-se sobre a relação de preferência entre esses instrumentos no enfrentamento à desinformação, ante a imprescindibilidade de se assegurar ao máximo a liberdade de expressão. Como hipótese, tem-se lançada a tese da primazia pela regulação das mídias sociais com ênfase no panorama sistêmico. A pesquisa adota a abordagem jurídico-dogmática, com análise normativa e jurisprudencial. Como resultado, conclui-se pela necessidade de cumprimento dos deveres de cuidado tendo como premissa a regulação digital voltada ao design de funcionamento das mídias sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.











