As tecnologias de informação, a Democracia e seus pressupostos
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2419Resumo
Este trabalho trata da crise que a democracia enfrenta na atualidade. Para tal, será privilegiada a perspectiva culturalista, que busca apresentar os fundamentos cívicos necessários para uma ordem democrática. Partindo desse pressuposto, o texto analisa os impactos das transformações ocorridas nas tecnologias de informação sobre esses requisitos cívicos. Mostra como as instituições hegemônicas atuais moldam o ambiente comunicacional das democracias contemporâneas, produzindo efeitos perversos e desafios de enorme magnitude, abalando os pressupostos cívicos necessários para uma democracia. Finalmente, chama a atenção para a necessidade de regulação dos princípios de governança das redes sociais, como requisito para a viabilização da democracia. Mecanismos institucionais de regulação das redes sociais são fundamentais para criação das condições societais da ordem democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.











