O impacto da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres (CEDAW) no Brasil: uma análise a partir da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v15i2.1851Resumo
RESUMO: Este artigo trata do impacto da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) no Brasil através de uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa perspectiva, surge o seguinte problema: O STF utiliza a CEDAW como fundamento de proteção dos direitos humanos das mulheres nas suas decisões? Diante disso, objetivo desta pesquisa é analisar o possível impacto da CEDAW no Brasil através jurisprudência do STF. Assim, para se alcançar o objetivo geral pretendido, este estudo tem uma abordagem qualitativa e uma natureza aplicada. Com relação à metodologia, ela pode ser considerada exploratória. O método utilizado é o dedutivo, e a técnica de procedimento preponderante é a pesquisa jurisprudencial e bibliográfica. Assim, mostrou-se os aspectos gerais do sistema internacional de direitos humanos e a proteção às mulheres. Mostraram-se, ainda, os elementos essenciais para a compreensão da CEDAW. Desse modo, concluiu-se que é visível evolução do STF na utilização dos mecanismos da CEDAW, gerando um grande impacto jurídico para o direito das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.