Coisa julgada e segurança jurídica

efeitos diferentes para os diferentes controles de constitucionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i1.2018

Resumo

 

O Estado Democrático de Direito, por meio de seu arcabouço normativo, impõe a vontade da lei, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, entre eles a segurança, como valores supremos de uma sociedade fraterna, fundada na harmonia social e comprometida com a solução pacífica das controvérsias. Quando falamos em segurança jurídica, estamos falando de uma forma de alcançar a paz social, que é através da autoridade da coisa julgada substancial, que torna o conteúdo de uma decisão de mérito imutável e indiscutível. No presente artigo é utilizado o método dedutivo com pesquisa doutrinária exploratória, abordando a coisa julgada na decisão de mérito sob a perspectiva das vias do controle de constitucionalidade, bem como os efeitos dessas decisões, quando realizados pelo Supremo Tribunal Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Manzo, Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Pós-graduado em Advocacia Corporativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Advogado.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

Manzo, A. L. (2025). Coisa julgada e segurança jurídica: efeitos diferentes para os diferentes controles de constitucionalidade. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 16(1), e252168. https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i1.2018

Edição

Seção

Artigos