Coisa julgada e segurança jurídica
efeitos diferentes para os diferentes controles de constitucionalidade
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i1.2018Resumo
O Estado Democrático de Direito, por meio de seu arcabouço normativo, impõe a vontade da lei, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, entre eles a segurança, como valores supremos de uma sociedade fraterna, fundada na harmonia social e comprometida com a solução pacífica das controvérsias. Quando falamos em segurança jurídica, estamos falando de uma forma de alcançar a paz social, que é através da autoridade da coisa julgada substancial, que torna o conteúdo de uma decisão de mérito imutável e indiscutível. No presente artigo é utilizado o método dedutivo com pesquisa doutrinária exploratória, abordando a coisa julgada na decisão de mérito sob a perspectiva das vias do controle de constitucionalidade, bem como os efeitos dessas decisões, quando realizados pelo Supremo Tribunal Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.











