“Primeiramente, matem todos os Advogados!"
as contradições no papel político da Advocacia entre Estados e Democracias
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i2.2036Resumo
O artigo analisa o papel do advogado enquanto ator político, contrapondo sua atuação durante períodos de tensionamento autoritário e logo mais na retomada democrática brasileira para investigar como sua atuação na garantia de direitos e liberdades individuais e coletivas se relaciona com limites políticos-jurídicos dispostos pelo quadro institucional vigente, de modo que, ao mesmo tempo que este concebe sua atuação, também é seu antagonista, desvelando contradições. Para tal, se aporta teoricamente nas correntes críticas do direito, e faz emprego, principalmente, de consulta e revisão de bibliografia e documental. Os dados levantados são objeto de análise qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.
 
						 
							











 
 