A constitucionalidade da vacinação compulsória como instrumento de combate à pandemia da COVID-19 e a sua relação com a implementação dos ODS-3 e ODS-16 – Agenda 2030 da ONU
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i2.2044Resumo
O presente artigo científico pesquisou o tema da constitucionalidade da política pública da vacinação compulsória como instrumento para o combate da pandemia da covid-19 e a sua relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU ODS-3 e ODS-16 (Agenda 2030). O objetivo do artigo foi analisar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e a proporcionalidade/razoabilidade, os quais foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal como argumentos válidos da vacinação obrigatória no país. Este artigo utilizou o método de abordagem dedutivo e qualitativo, de procedimento descritivo, a técnica de pesquisa usada foi bibliográfica e documental. Ao final dos estudos, verificou-se que os princípios constitucionais - utilizados nas decisões da corte constitucional – validaram, justificadamente, a vacinação obrigatória no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.
 
						 
							











 
 