Sistema de justiça e Lei Maria da Penha
o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i2.2171Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as alterações da Lei Maria da Penha, introduzidas pela Lei 14.550/2023, e o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça no ano de 2021, com o objetivo de colaborar com o enfrentamento à violência contra as mulheres pelo Poder Judiciário, e identificar se, a partir de tais instrumentos, o Estado cumpre o seu dever estatal de proteção às mulheres. Para construção do objeto de pesquisa, será utilizado o método hipotético-dedutivo, utilizando-se como técnica a revisão bibliográfica. Na conclusão, apura-se que, a partir do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, os julgamentos que ocorrem nos diversos âmbitos da Justiça devem contribuir para o enfrentamento da violência contra as mulheres e realizar o direito à igualdade e a não discriminação, de modo que o exercício da função jurisdicional ocorra para concretizar um papel de não repetição de estereótipos, de não perpetuação de diferenças, constituindo-se um espaço de rompimento de culturas de discriminação e de preconceitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.
 
						 
							











 
 