Construindo instituições
um estudo sobre o arcabouço regulatório da produção artesanal de cachaça
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i2.2225Resumo
Este estudo se desenvolveu sob a lente teórica do Trabalho Institucional, que visa investigar como atores podem construir, manter ou interromper instituições. Tendo enfoque na criação de instituições, o seu objetivo foi resgatar os aspectos históricos que fomentaram a construção de regras legais de padronização da cachaça de alambique, enfatizando as suas particularidades e orientações normativas, regulatórias e socioculturais. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, recorrendo a entrevistas em profundidade e análise documental como métodos para coleta das informações. Como principais resultados e conclusões, foi possível identificar a mobilização de diferentes atores para uma reordenação do campo, destacando uma busca por criar instituições e práticas que fomentassem uma identidade genuinamente brasileira para a cachaça. É perceptível uma busca por enfrentar fatores como a informalidade e profissionalizar a produção do destilado, a partir da construção de regras e normas específicas, baseadas em mimetismo. Evidenciou-se também a dificuldade política de diferenciação entre a cachaça de alambique e a cachaça industrial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.
 
						 
							











 
 