Discurso de ódio e o efeito borboleta no comportamento online
pequenos posts, grandes consequências
DOI:
https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2306Resumo
As dinâmicas complexas e interconectadas das redes sociais têm contribuído para a criação de ambientes nos quais o discurso de ódio e a polarização se expandem rapidamente. Por meio de pequenas interações com conteúdos de ódio, indivíduos acabam se envolvendo em conteúdos radicais, levando a um efeito cascata de comportamentos violentos ou intolerantes. Frente a isso, a polarização nas redes sociais muitas vezes tem início com pequenos desentendimentos ou discordâncias que, amplificados por meio do efeito borboleta e dos processos de comunicação, resultam em conflitos intensos e divisões entre grupos. O presente trabalho questiona: em que medida a moderação de conteúdo contra o discurso de ódio, conseguem conter a propagação de ódio nas redes sociais? Utilizando-se da abordagem interdisciplinar, o trabalho investiga a disseminação de conteúdos de ódio nas redes sociais, analisando o fenômeno sob a perspectiva do efeito borboleta, em articulação com estudos nas áreas de direito. Do estudo, conclui-se que a moderação de conteúdo pelas plataformas digitais é insuficiente para combater o discurso de ódio implícito, o que possibilita sua ampla disseminação pela rede, além de haver uma opacidade quanto aos processos de moderação realizados, o que torna as políticas combativas ineficazes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Curso de Direito do UNIFOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor concede à revista os direitos autorais e o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 - Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Por meio da Licença Creative Commons CC BY adotada pela revista, o autor tansfere os direitos autorais e os direitos de publicação do artigo à revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem, criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Mais informações sobre a licença adotada podem ser obtidas clicando-se no link do Creative Commons que aparece acima.











