Discurso de ódio e o efeito borboleta no comportamento online

pequenos posts, grandes consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2306

Resumo

As dinâmicas complexas e interconectadas das redes sociais têm contribuído para a criação de ambientes nos quais o discurso de ódio e a polarização se expandem rapidamente. Por meio de pequenas interações com conteúdos de ódio, indivíduos acabam se envolvendo em conteúdos radicais, levando a um efeito cascata de comportamentos violentos ou intolerantes. Frente a isso, a polarização nas redes sociais muitas vezes tem início com pequenos desentendimentos ou discordâncias que, amplificados por meio do efeito borboleta e dos processos de comunicação, resultam em conflitos intensos e divisões entre grupos. O presente trabalho questiona: em que medida a moderação de conteúdo contra o discurso de ódio, conseguem conter a propagação de ódio nas redes sociais? Utilizando-se da abordagem interdisciplinar, o trabalho investiga a disseminação de conteúdos de ódio nas redes sociais, analisando o fenômeno sob a perspectiva do efeito borboleta, em articulação com estudos nas áreas de direito. Do estudo, conclui-se que a moderação de conteúdo pelas plataformas digitais é insuficiente para combater o discurso de ódio implícito, o que possibilita sua ampla disseminação pela rede, além de haver uma opacidade quanto aos processos de moderação realizados, o que torna as políticas combativas ineficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sassi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (PPGD/UFSM) com pesquisa na área da Criança e do Adolescente. Bacharel em Direito pela Universidade Franciscana (UFN). Membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Informacional (NUDI/UFSM). Membro do Núcleo de Direito Constitucional (NDC/UFSM). Bolsista CAPES.

Rosane Leal da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa sobre proteção de adolescentes na sociedade informacional. Professora Associada do Curso de Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Maria e do Curso de Direito da Universidade Franciscana.  Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Direito Informacional (NUDI/UFSM).

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Sassi, A. C., & Leal da Silva, R. (2025). Discurso de ódio e o efeito borboleta no comportamento online: pequenos posts, grandes consequências. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 16(3), e252306. https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i3.2306

Edição

Seção

Edição Especial - Democracia e Big Techs: Guerra de Afetos