Infanticídio indígena: o direito à vida sob uma perspectiva cultural

Autores

  • Iolanda Catrine da Silva Centro Universitário de Formiga-Mg
  • Nélida Reis Caseca Machado Centro Universitário de Formiga

Resumo

O presente estudo aborda o infanticídio indígena através de argumentos que englobam o debate do direito à vida da criança indígena, apontado como o infanticídio é realizado, quais os motivos que levam os indígenas a cometerem-no e em quais tribos, bem como os direitos humanos fundamentais, com ênfase no direito à vida e no direito cultural. Apresenta e contextualiza a limitação entre esses dois direitos fundamentais, apontando o posicionamento da corrente universalista e da relativista cultural frente ao infanticídio indígena, o que engloba o direito à vida, tudo no intuito de fazer algumas ponderações para auxiliar no encontro de uma melhor solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolanda Catrine da Silva, Centro Universitário de Formiga-Mg

Resumo de Monografia

Nélida Reis Caseca Machado, Centro Universitário de Formiga

Mestre em Direito (Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).  Professora e Pesquisadora no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), com fomento da FAPEMIG. Membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos e Diversidades na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Assessora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

Silva, I. C. da, & Machado, N. R. C. (2015). Infanticídio indígena: o direito à vida sob uma perspectiva cultural. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 5(1), 28–43. Recuperado de https://revistas.uniformg.edu.br/cursodireitouniformg/article/view/234

Edição

Seção

Artigos