O novo crime de invasão de dispositivo informático
Abstract
O presente artigo realizou um estudo sobre a Lei 12.737/12, a qual trouxe para o ordenamento jurídico-penal brasileiro o novo crime de “Invasão de Dispositivo Informático”. Apresentou-se, também, uma análise detalhada do art. 154-A, do Código Penal Brasileiro. Diante dos acelerados processos informáticos e da inexistência de uma norma jurídica aplicável in concreto, surgiu a necessidade de suprir o vazio existente no ordenamento legislativo, no que tange a tutela penal da segurança da informação. A metodologia utilizada reporta-se, principalmente, a uma revisão bibliográfica, efetivada por intermédio da verificação e comparação de textos de livros e artigos. Apesar de a tipificação do crime de invasão de dispositivo informático ser uma inovação legislativa importante, a bibliografia disponível é escassa e as informações são, geralmente, fragmentadas. Evidenciou-se, a partir da pesquisa empreendida, que algumas dificuldades poderão surgir na aplicação da nova lei, tendo em vista a ausência de definição legal de muitos termos e expressões utilizadas na norma penal, o que será superado com a jurisprudência. Os resultados apontaram que a tipificação do crime de invasão de dispositivo informático só terá efetividade quando os direitos das vítimas dos crimes informáticos, as quais sofreram violação criminosa e dolosa de seus dados ou arquivos pessoais, forem assegurados e os autores dos delitos devidamente identificados e punidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author grants to the journal their copyright and first publication rights, with work licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 - International license that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Through the Creative Commons CC BY License adopted by the magazine, the author transfers the copyright and publication rights of the article to the magazine. This license allows others to distribute, remix, adapt, create from your work, even for commercial purposes, provided they give you due credit for the original creation.
More information about the adopted license can be obtained by clicking on the Creative Commons link above.











