Pode a educação constitucional representar um instrumento de promoção e de proteção do Estado Democrático de Direito?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i1.2011

Resumo

Tem-se apontado, cada vez mais nos últimos tempos, a importância da construção de uma educação em direitos humanos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo analisar se a promoção de uma educação especial, aqui denominada de educação para a Constituição, pode contribuir para o reconhecimento, defesa e prática dos direitos fundamentais, evitando-se, ainda, violações e retrocessos civilizatórios. Optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória com a utilização de revisão bibliográfica e da análise qualitativa dos dados a fim de se cumprir esse objetivo, inferindo-se, ao final, é preciso valorizar a educação como uma ferramenta de construção da democracia, não apenas numa conjectura de valores democráticos, mas também como educação para uma cultura democrática, em um processo que abrange, ainda, questões que pactuem com as premissas democrática, equitativa, inclusiva e antirracista, reconhecendo a diversidade e a pluralidade presentes no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Montes Netto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor e mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e do Centro Universitário Barão de Mauá. Coordenador da Especialização em Direito Civil e Processo Civil da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Juiz de Direito. Membro do grupo de pesquisa em Direito Constitucional e do Conselho Consultivo da Brazilian Research and Studies Journal, da University of Würzburg, Campus Hubland Nord, Würzburg, da Alemanha, vinculados ao Brazilian Research and Studies Center (BraS)

Vinício Carrilho Martinez, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Associado IV (Dr.) do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Ciência Política e em Educação - UNESP/Marília. Mestre em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Marília. Pós-Doutor em Educação, desenvolvido junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar da UNESP, Campus de Marília. Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista/Marília. Membro do Brazilian Research and Studies Center, de Würzburg, Alemanha.

Carolina Sala Pereira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar)

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

Montes Netto, C. E., Carrilho Martinez, V., & Sala Pereira, C. (2025). Pode a educação constitucional representar um instrumento de promoção e de proteção do Estado Democrático de Direito?. Revista Do Curso De Direito Do UNIFOR, 16(1), e252011. https://doi.org/10.24862/rcdu.v16i1.2011

Edição

Seção

Artigos